blogs

Meu mel cristalizou! E agora?

07/12/2022

Meu mel cristalizou! E agora???

Uma situação que normalmente acontece é o mel que você comprou e levou para casa depois de algum tempo começar a cristalizar! Em geral as pessoas pensam que se trata de um produto falsificado ou que sofreu algum tipo de adulteração. Mas não se preocupe, neste post iremos falar sobre o assunto e explicar porque isso é uma situação normal.

Explicando a cristalização

O mel é um alimento produzido a partir do néctar das flores, coletado e elaborado pelas abelhas campeiras. Ele é rico em diversos nutrientes, dentre eles vitaminas, minerais, proteínas e em maior quantidade açúcares redutores como a glicose e frutose.

Quimicamente podemos explicar que méis de floradas com concentrações superiores de açucares naturais do tipo da glicose, tem a maior possibilidade de formação de cristais, principalmente se armazenado ou exposto a temperaturas mais baixas.

Com isso é comum vermos em prateleiras de supermercado embalagens de méis parcialmente ou totalmente cristalizadas, geralmente por serem ambientes climatizados.

Como reverter o processo de cristalização?

Na internet é encontrada varias formas para realizar a descristalização do mel, porém para não haver uma degradação dos nutrientes presentes no mel, recomendamos a utilização do banho maria. Que consiste em colocar a embalagem preferencialmente sem a tampa em contato com a água em uma temperatura máxima de 42°C. Após alguns minutos você poderá observar que o mel voltará aos poucos ao estado liquido.

Tem algum problema consumir o mel cristalizado?

Não há nenhuma contraindicação em consumir o mel em sua forma cristalizada, pelo contrário podemos aproveitar a versatilidade do produto e utiliza-lo em diversas receitas. Desde para comer com uma simples torrada, acompanhar queijos finos e até mesmo na composição de uma bela tábua de frios, onde méis de texturas diferentes ajudam a harmonizar com os mais diversos ingredientes.

E aí? O que achou do nosso post???

Compartilhe a sua receita com o mel cristalizado nas redes sociais marcando @beevabrazil!

BEEVA – CONSUMA COM PROPÓSITO