blogs

Propriedades da própolis: saiba mais sobre a preciosidade púrpura

22/07/2020

A própolis é um produto feito pelas abelhas a partir de brotos e líquidos orgânicos presentes nas plantas. A palavra própolis vem do grego e quer dizer pro, ‘em defesa’, e polis, que quer dizer ‘cidade’. E de fato, a função da própolis é essa: defender a colmeia, protegendo-a contra predadores que podem trazer qualquer dano às abelhas. 

Logo, devido ao seu poder, a própolis não é capaz apenas de beneficiar a colmeia. Ela também pode ser utilizada por humanos, principalmente aqueles que desejam aumentar sua imunidade ou repor nutrientes importantes para o pleno funcionamento do corpo.

Por isso, trazemos aqui informações importantes sobre as propriedades da própolis. Aprenda sobre esse poderoso ingrediente natural e entenda o quanto seu uso pode beneficiar sua saúde!


Do que a própolis é feita?

A própolis é constituída, principalmente, de resinas e substâncias químicas que possuem alto poder antioxidante e antimicrobiano. Porém, a base dessas substâncias não é produzida pelas abelhas. Elas coletam esses insumos nas plantas e, durante o transporte, acabam enriquecendo-os com saliva e cera, que também são ricas em nutrientes. 

Posteriormente, isso tudo é utilizado para vedar a colmeia. Pelo alto poder de defesa da própolis, não é incomum encontrar insetos mumificados, envoltos por própolis, tendo suas estruturas preservadas. 

Inclusive, a própolis era utilizada para esse fim no antigo Egito. Existem relatos de múmias descobertas em sarcófagos que exalavam o odor da própolis.


A própolis brasileira é diferente?

Em quase cem anos de pesquisa, de diferentes partes do mundo e com diferentes tipos de própolis, constatou-se a eficácia da resina contra microrganismos e no sistema imunológico, assim como seu efeito anti-inflamatório. 

Já no Brasil, ainda no final da década de 1950, uma miscigenação acidental de abelhas europeias e africanas deu origem a uma espécie ainda mais forte e resistente. A abelha africanizada, como é conhecida, ganhou destaque por ter um grande potencial de produção de própolis.

Porém, não é só isso: a própolis de origem brasileira possui em sua composição alguns flavonoides e ácidos aromáticos (chamados de polifenóis) terpenos, além de outras substâncias químicas, que não são encontradas com a mesma abundância em outras espécies. Isso justifica seu efeito biológico tão acentuado.


Existe mais de um tipo de própolis?

Devido à grande biodiversidade existente no Brasil, era de se esperar que tivéssemos diferentes tipos de própolis. Isso pode ser notado por aspectos como cor e composição química característica, que mudam de acordo com as variáveis de cada tipo. 

Entretanto, dentro de cada uma dessas tipificações é possível encontrar subtipos, que possuem os mesmos compostos bioativos de sua classe, só que em quantidades diferentes. Nesse caso, as própolis brasileiras mais estudadas atualmente, e com melhores resultados, são a Própolis Verde (BRP) e a Própolis Vermelha (BRV). 


Própolis ajuda na imunidade?

Ao que os estudos mais recentes indicam, sim. Como você sabe, atualmente vive-se uma pandemia relacionada a infecção pelo Sars-CoV-2, conhecido como novo coronavírus. Por se tratar de um vírus e a própolis ter efeito virucida, já foram publicados trabalhos científicos relatando atividade antiviral da própolis brasileira frente a algumas classes de vírus. 

Já foi constatada eficácia contra os poliovírus tipo 1 (PV1) da poliomielite, o vírus da influenza (gripe), o vírus HIV, o H1N1, o causador da hepatite viral e os vírus das herpes tipo 1 e tipo 2, assim como os que causam a dengue hemorrágica. Por fim, também há eficácia contra os coronavírus de origem animal. 

Nesses estudos foram avaliadas própolis de diferentes origens no Brasil. Com eficácia para essa quantidade de vírus, as chances de a própolis ajudar na prevenção e tratamento da Covid-19 são animadoras. Inclusive, já existem estudos que pesquisam essa solução. Clique aqui para saber mais sobre eles

Entendeu o porquê de a própolis ser um agente importante de reposição e promoção da imunidade? Para conferir conteúdos como este, não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e nos seguir nas mídias sociais. Se quiser nossos artigos em primeira mão, não deixe de assinar a newsletter.


*Adaptação do artigo “Própolis: o ouro púrpura da colmeia”, produzido pela especialista em produtos da colmeia Profa. Dra. Maria Cristina Marcucci. Clique aqui para conferir o material-fonte.