blogs

Mel no cabelo: aprenda para que serve e como usá-lo

18/11/2020

Se seus fios estão danificados, saiba que usar mel no cabelo pode ajudar a recuperá-los! Além de ser um excelente produto farmacológico, o mel também tem propriedades hidratantes e antioxidantes, que beneficiam o couro cabeludo e os fios. Por isso, é um excelente componente para ser adicionado às suas hidratações!

Para saber mais sobre o uso de mel como produto de tratamento capilar, continue lendo nosso post e descubra os benefícios e como usar.

Quais os benefícios de usar mel no cabelo?

Rico em sais minerais, aminoácidos e antioxidantes, o mel pode trazer diversos benefícios para o cabelo. Por isso, é indicado para tratamento de diferentes tipos de fios, com a função de hidratar, nutrir e reparar.

Cabelos quebradiços, por exemplo, podem ser reconstruídos com uma boa máscara de mel, que ajudam a recuperar fios danificados. O mel também tem função umectante, o que ajuda o cabelo a reter mais umidade, deixando os fios mais macios. Além disso, ainda pode ser usado no couro cabeludo para tratamento de problemas dermatológicos, como psoríase e eczema.

Por fim, se seu cabelo não apresenta nenhum problema, ainda pode se beneficiar com uma excelente hidratação de rotina.

Como aplicar?

Existem diferentes opções de máscara capilar com mel. Cada uma delas pode ser útil para desempenhar uma ou mais funções. Para você conhecer algumas, indicamos 3 opções abaixo. Confira!

1. Hidratação com mel e óleo de coco

Esta é uma máscara perfeita para cabelos cacheados, que costumam ser mais ressecados por ter dificuldade de reter umidade e oleosidade. Com ela, você garante mais maciez e definição para seus cachos.

Ingredientes

2 colheres de mel

1 colher de óleo de coco

Sua máscara preferida

Modo de aplicar

Lave seus cabelos normalmente e retire o excesso de água. Em seguida, misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique no cabelo úmido, do comprimento até as pontas, sempre evitando a raiz. Deixe agir por 20 minutos e enxágue em água corrente.

2. Hidratação com mel e canela

Esta máscara une as propriedades antioxidantes do mel às da canela, o que a torna muito poderosa contra o envelhecimento dos fios, causado principalmente pela exposição ao sol e à sujeira urbana.

Ingredientes 

3 colheres de mel;

3 colheres de canela em pó;

5 ou 6 colheres de condicionador.

Modo de aplicar

Em um recipiente, coloque o mel e a canela. Quando a mistura ficar homogênea, adicione o condicionador. Em seguida, aplique a máscara nos cabelos limpos e úmidos e deixe agir por 30 minutos.

3. Hidratação de mel com banana

Se o seu cabelo está muito danificado e precisa de uma reconstrução, essa pode ser a máscara ideal.

Ingredientes

½ banana bem amassada

1 colher de mel

1 colher de chá de azeite

2 colheres de máscara da sua preferência

Modo de aplicar

Misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique no cabelo úmido e limpo, espalhando mecha por mecha. Coloque uma touca e deixe a máscara agir por 15 minutos. Ao final, enxágue e finalize com um condicionador. 

Essas são apenas algumas alternativas para usar o mel em tratamentos capilares. Ainda há muitas outras combinações possíveis para atender às necessidades dos seus fios.

Depois de descobrir como usar mel no cabelo, o que você acha de descobrir outros benefícios que ingrediente pode proporcionar? Confira nosso post!