blogs

4 hábitos saudáveis que trazem disposição para enfrentar o dia

18/03/2021

Quem tem uma rotina cansativa precisa ter atenção redobrada às atividades do dia a dia. Quando nos dedicamos demasiadamente ao trabalho e aos estudos, corremos o risco de esquecer nossa saúde e desenvolver problemas como fadiga, estresse e até mesmo coisas mais sérias, como a Síndrome de Burnout. Por isso, adotar hábitos saudáveis no nosso cotidiano é um passo fundamental para a manutenção da saúde física e mental.

Para ajudar você nesse processo, indicamos abaixo 4 hábitos saudáveis que ajudam a ter mais disposição e qualidade de vida. Confira!


1. Sono regenerador

Não é à toa que quando nós dormimos pouco ou mal ficamos com mau-humor e tendemos à irritabilidade. De acordo com a ciência, o nosso sono é muito importante para a produção de serotonina, um dos hormônios responsáveis por regular o humor e as funções intelectuais, entre outras coisas. 

Sabendo disso, preste muita atenção à qualidade do seu sono! Não basta dormir por muito tempo: é necessário ter uma noite confortável, sem interferências que perturbem o seu descanso. Por isso, avalie a qualidade do seu colchão e travesseiros, evite uma alta luminosidade e mantenha seu quarto em uma temperatura agradável.

Se você tem insônia, uma solução é praticar a higiene do sono, que consiste em adotar alguns hábitos que favorecem o seu sono. Evitar alimentos com cafeína, ter uma rotina regrada e não usar telas antes de dormir são alguns deles. 


2. Boas relações sociais

Sua saúde mental não é construída individualmente, ela também depende das relações sociais que você cultiva nos lugares que frequenta. Um ambiente profissional conturbado, por exemplo, pode trazer muitas consequências negativas para o seu dia a dia, dentro e fora do espaço de trabalho.

Por causa disso, é muito importante manter relações saudáveis e agradáveis, nos ambientes familiares e profissionais. Preze o diálogo, a gentileza e evite conflitos desnecessários.


3. Exercícios físicos

Não é novidade para ninguém que os exercícios são essenciais para uma vida mais saudável. Mas você sabia que eles não interferem apenas na saúde do corpo? Praticar atividades físicas também tem um papel na manutenção da sua saúde mental!

Quando nos exercitamos o corpo libera endorfina, um hormônio que promove a sensação de bem-estar, combate o estresse e a ansiedade, além de aumentar a nossa disposição para o dia a dia. Por isso, se você passa seu dia sem ânimo, considere incluir exercícios matinais em sua rotina diária.


4. Boa alimentação

Você já deve ter visto a pirâmide alimentar, não é mesmo? Ela indica as proporções de tipos de alimentos que precisamos ingerir para uma vida mais saudável. Nesse sentido, precisamos lembrar que a principal função da alimentação é permitir a absorção de nutrientes que são convertidos em energia para o nosso corpo. 

Por isso, regular nossas refeições é um passo importante para quem quer ter disposição! Dê prioridade a alimentos de fácil digestão, como legumes e verduras. Os açúcares e carboidratos também são importantes nesse processo. No entanto, isso não quer dizer que você deve abusar de massas, pães e doces. Na verdade, o ideal é que você prefira fontes naturais, como raízes e frutas.

Além disso, você ainda pode adotar o mel como adoçante e ingrediente. O produto apícola traz inúmeros benefícios à saúde, servindo como agente para aumentar a imunidade, além de ser uma alternativa mais saudável do que açúcar refinado, por ser um alimento de digestão fácil.

Neste post,você conferiu nossas dicas de hábitos saudáveis. Agora, que tal conhecer os benefícios que o mel traz para a sua vida? Leia nosso post e descubra!